domingo, 28 de setembro de 2008

Tutorial 1 - Parte 4 - "Modelando o pavimento intermediário"

Boas caros visitantes, aqui estamos nós novamente!


Resumo do que faremos na parte 4 do nosso tutorial:


Nesse video mostro como importar uma planta em arquivo ".dwg" (Arquivo do AutoCad) para o SketchUp e após importar o mesmo mostro como utiliza-lo de referência para a modelagem do pavimento intermediário da residência em estudo.
Disponibilizo o arquivo com a planta através do link: www.amplos.com.br/Casa_prim_pav.dwg
Este arquivo já está preparado para ser importado para o SketchUp, motivo pelo qual não constam cotas, portas e janelas (apenas aberturas), texto, etc. Estes itens não se fazem necessário, já que o que precisamos desse arquivo são apenas as projeções das paredes para poder modelar no SketchUp.






Reparem que após importar o arquivo com a planta, movi a mesma para a posição correta, com o comando "Move" e utilizando como referência o canto (esquerdo e superior se usar a vista de cima), que é conhecido tanto na planta que importamos, assim como no modelo que já tinhamos modelado anteriormente.


Após importada e devidamente posicionada nossa planta do pavimento em questão, podemos partir para a modelagem. A tarefa fica muito simples, pois basta pegar a ferramenta de criação de linhas e começar a desenhar sobre as referências que importamos.


Observem que para facilitar a visualização das faces criadas, congelei os layer "laje" e "Garagem".


Após desenhadas as faces das paredes basta utilizar a ferramenta "Push/Pull" para poder "subi-las". Utilizei pé-direito de 2,70m para este pavimento.


Vejam que quanto aliadas algumas ferramentas e tirando o melhor que cada uma pode oferecer, é possivel modelar maquetes eletronicas com muita facilidade e agilidade. Por exemplo, podemos desenhar a planta baixa no AutoCad, importar para o SketchUp e modelar, após modelar podemos renderizar utilizando o V-ray for SketchUp, e se ainda precisar de um arremate final podemos utilizar o PhotoShop e dar o acabamento necessario.


Em caso de duvidas sobre qualquer tutorial, não receiem em deixar um comentário.


Agradeço sua visita!

5 comentários:

Anônimo disse...

ola ammigo, é bom sabe rque alguem usa este programa, gostaria de parabenila-lo pela blog e compartilhar informações referente ao programa, tenho algumas dificuldades em questão da textura, inserir uma foto no componente e não consigo colocar os ''pins'' na imagem para poder redimensionar e adequar ao objeto.
grato
meu e.mail para inf: diego_oB@yahoo.com.br

Henry disse...

Obrigado pela visita Diego,

A pedido, vou ver se consigo fazer um tutorial sobre isso para a próxima semana. Infelizmente o tempo está um pouco curto para mim, mais assim que possivel tentarei postar um tuto sobre sua questão.

Anônimo disse...

Olá, Henry!
Interessante esse projeto, é muito bem explicado!
Gostaria de pedir que você hospede o arquivo novamente ou em outro lugar, porque não está dando para baixá-lo.
Se quiser, pode mandar para o meu e-mail:
vitor.fehelberg@gmail.com

Obrigado!

Andre Luís disse...

Olá Henry, tou tendo dificuldades com a importação do arquivo do .dwg, quando importo ele fica numa escala muito pequena, pois quando tento insirir um componente do sketchup, fica imenso em relação ao desenho importado. Como resolvo?

Anônimo disse...

Adorei os tutoriais e não estou conseguindo baixar a planta baixa e se puder gostaria que você me mandasse por email pq estou fazendo curso e gostaria de treinar, e se for possivel vc me ajuda na parte de escala no autocad eu te agradeço. meu email é pan_diniz@hotmail.com

Pesquisa personalizada