sábado, 13 de setembro de 2008

Tutorial 1 - Parte 2 - "Iniciando a modelagem do pavimento inferior"

Para dar continuidade ao nosso 1º Tutorial, fiz um video (peço desculpas pela simplicidade, mas no próximo video tentarei por legenda ou voz para que as explicações sejam em tempo real) para demonstrar como pode ser feita facilmente a modelagem do pavimento inferior (o porão) do nosso projeto no SketchUp, seguindo as medidas da planta. Deixei logo a baixo a planta baixa com as medidas utilizadas nesse video-tutorial.



As ferramentas utilizadas nessa parte do tutorial foram:
Rectangle - Utilizado para criar faces retangulares como o próprio nome sugere;
Line - Ferramenta utilizada para criar as linhas que quando compostas geram as faces;
Select - Ferramenta de seleção, pode exercer diversas funções. Ex.: Ao selecionar uma linha com esta ferramenta, você pode copiar ou colar a mesma utilizando a famosa combinação Ctrl+C e Ctrl+V, ou deletar a entidade utilizando a tecla Delete;
Offset - Faz copia de uma linha ou um conjunto de linhas a uma distancia determinada pelo usuário;
Move/Copy - Este comando tem uma função importante no SketchUp, pois ele possue diversas finalidades. Pode ser utilizado obviamente para mover entidades, porem se combina-lo com a tecla Ctrl ele pode ser utilizado para copiar o objeto selecionado. Esta ferramenta tem também o poder de deformar solidos e faces, muito util, por exemplo, para definir as águas de uma cobertura;
Push/Pull - Comando responsável por "extrudar" as faces, ou seja, é um comando que poder ser utilizados por exemplo para levantar as paredes e fazer as aberturas nas mesmas;
Orbit - Permite o usuário rotacionar o desenho para poder visualizá-lo. Atalho: Prescionar o Scroll (rodinha do mouse);
Zoom - Aproxima ou afasta o desenho da camera. Atalho: Rodar o Scroll para frente ou para trás;
Pan - É a mãozinha que permite mover a camera (deloca a visão do desenho). Atalho: Shift+Scroll (prescionado);
Tape Measure - Permite tomar medida ou criar linhas de referência, assim como foi utilizado neste video-tutorial.

Obs.: Não citei todas as teclas de atalhos, pois as mesmas podem ser configuradas de acordo com a preferência do usuário através do menu Windows-> Preferences->Shortcuts

As medidas que aparecem ao lado da ferramenta Tape Measure, é referente a distância do primeiro ponto clicado até o cursor, esta distância será definida caso clique com o botão esquerdo do mouse onde o cursor estiver, porem é posivel marcar uma linha de referência digitando a distância e teclando enter. Portanto observar no video abaixo que as distâncias que aparecem ao lado da "treninha" não são necessariamente as medidas que foram utilizadas.





Para entrar com as dimensão desejadas basta digita-las e teclar Enter, no case da ferramenta Rectangle (Retangulo) basta separar as medidas por ";"(ponto e vírgula). Ex: Para desenhar um quadrado de 2m por 2m basta escolher a ferramenta "Rectangle" escolher o primeiro ponto clicando na tela, digitar 2;2 e teclar Enter.

Na próxima parte deste tutorial criaremos o piso, a laje e começaremos a organizar nosso desenho com os layers criados na primeira parte do tutorial (postagem anterior).

Agredeço novamente a sua visita e até a próxima!

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom seus tutoriais mesmo sem som, mas da pra entender bem. Eu sou um grande admirador do Sketchup e estou aprendendo muito em seu blog.Parabéns!
Gostaria de saber onde você consegui aquela foto da planta com as cotas. Gostaria de ir treinando com outras plantas.

Grato e ja estou ansioso pela Parte 5.

Henry disse...

Boa tarde Sandro,



Primeiramente agradeço pelo seu reconhecimento.

Quanto a planta da casa do tutorial, eu a desenvolvi em AutoCad e dei um plot para .jpg. Vou tentar dar continuidade (se for possivel) no tutorial neste fim de semana. Preciso rever alguns detalhes do projeto antes, pois acho que a quinta parte do tutorial já deverá envolver o pavimento superior e a cobertura, tendo em vista que estes dois elementos são dependentes.



Grato,

Henry

Pesquisa personalizada