quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Técnica infalível para desenhar coberturas

Boas amigos,

Abandonei o blog por vários meses, a correria na faculdade não permitiu que eu continuasse com o projeto inicial de cria um tutorial completo, desde a modelagem até a renderização de uma maquete digital. Então resolvi mudar um pouco a maneira de apresentar os tutoriais. Vou fazer tutoriais independentes, possibilitando vocês continuarem o projeto inicial ou então soltar a criatividade e desenvolver um novo projeto.

Hoje vou tentar demonstrar aqui uma técnica infalível para o desenho de coberturas "4 águas" (vou chamar desta forma a consideração de uma cobertura onde todas as bases das águas estão no mesmo nível), utilizando o AutoCad. Hoje em dia existem várias ferramentas 3D que geram uma cobertura de maneira automática (ex.: Active3d, Revit e outros), porém esta técnica simples pode ser muito útil em determinados momentos.

Então chega de papo e vamos para ele.

A princípio desenhei uma polilinha qualquer (como mostra a figura abaixo), imaginando que esta seja a projeção do nosso telhado.
A idéia agora é dar inúmeros offsets em direção ao centro da polilinha, automaticamente você irá perceber a forma que o telhado irá tomar, quanto menor for a distancia do offset mais próximo da aparência do telhado seu desenho terá. Se fizessemos um número de offsets que tendece ao infinito nosso telhado iria aparecer automaticamente. Veja a figura a baixo, realizei um offset com valor de 0.5, porém este valor você deverá alterar de acordo com o seu desenho para obter o resultado esperado. Repare que já é possivel saber onde estarão as cumeeiras, os espigões e as águas furtadas.
Agora o próximo passo é so definir os elementos do telhado utilizando o comando linha, para isso basta ir unindo os cantos e depois deletar as linhas que obtemos com offset, que foram utilizadas como referências, e então obteremos o resultado visto na imagem abaixo.
Espero ter ajudado, muitas vezes algum projetos possuem coberturas complexa para serem desenhadas diretamente e este artifício pode ajudar bastante.
Até o próximo tutorial,
Obrigado pela visita!

13 comentários:

Unknown disse...

Gostei muito dos esclarecimntos. Obrigado e parabens!

eden disse...

valeu irmao pela ajuda

**Jé** disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Olá Henry. Sou formado a 10 anos e sempre que projeto telhados. A técnica é maravilhosa, parabéns e que tenha uma carreira brilhante.
abraços
Marcelo

Lílian disse...

Adorei a técnica, mas gostaria de um help...estou projetando um telhado completamente irregular e estou tendo dificuldades para definir qual a melhor maneira de executá-lo...tenho ângulos como 150 graus e alguns recortes...alguém poderia me ajudar??

Anônimo disse...

Não será menos trabalhoso fazer uma linha a 45º de cada canto, não vai dar no mesmo ?

Carlos

Do Autor disse...

Carlos, trata-se de uma técnica um pouco mais didática para quem ainda não possui muita experiência em projetos de telhados, ou mesmo para projetar telhados mais complexos que nem sempre tem suas águas muito bem definidas. Para esses telhados maiores você pode observar que esta técnica é mais prática do que as linhas que você se refere. Outra observação é que nem sempre o ângulo será de 45°.

Bárbara disse...

Muito bom! :D
Aprendi de uma forma mais difícil, e ainda to começando com telhados... Me salvou! :D
brigadaa mesmo! :D

Unknown disse...

Salvou minha vida de universitária. Muito obrigada!

Anônimo disse...

Ajudou bastante!! Obrigada.

Rebeca Roig Albrecht disse...

Gente o que é isso!!! Muito obrigada!!! Ajudou MUITO! Tava quebrando minha cabeça aqui!

Márcia Villela disse...

adorei!! ajuda muito, parabens

Anônimo disse...

Ridiculamente simples e perfeitamente eficiente. Difícil é ter a ideia. Tá de parabéns!! Só não sei mais onde vou enfiar toda aquela teoria que ensinava pros meus alunos...rsrrsrs

Pesquisa personalizada