quinta-feira, 23 de julho de 2009

Concreto Flexível

Hoje navegando pela net encontrei está foto:


Este é um concreto desenvolvido por pesquizadores da Universidade de Michigan, no Estados Unidos, é capaz de se autoconsertar apenas com a adição de água e dióxido de carbono (O2).

Ao contrário dos concretos normais, ou invés de se quebrar em pedaços ou criar fissuras grandes, este concreto se rompe criando pequenas fissurar com dimensões equivalentes à metade do diâmetro de um fio de cabelo humano e com isso é possível realizar o autoconcerto.

A imagem imagem mostra o grande segredo do concreto, a sua grande flexibilidade. Os testes mostram que uma peça feita com o novo material pode sofrer um estiramento de até 3% e recuperar integralmente sua resistência

A capacidade de se autoconsertar do novo concreto deve-se ao uso de um cimento extra-seco que, quando exposto por uma fissura, reage com a água e o dióxido de carbono do ambiente para formar uma espécie de "cicatriz" de carbonato de cálcio - o mesmo material encontrado nas conchas de animais marinhos. Nos testes em laboratório, o processo de cura levou entre 1 e 5 ciclos de molhagem e secagem.
A imagem ao lado mostras as "cicatrizes" do concreto, as linhas brancas de carbonato de cálcio que se formam depois que o processo de cura se completa.


O processo de autoconserto atinge 100% de eficiência quando as fissuras individuais têm menos do que 50 micrômetros, mas o processo opera com aberturas de até 150 micrômetros.

O novo material é chamado ECC ("Engineered Cement Composite"), é mais flexível do que o concreto tradicional e se comporta mais como um metal do que como um vidro.

Pesquisa personalizada