domingo, 28 de setembro de 2008

Tutorial 1 - Parte 4 - "Modelando o pavimento intermediário"

Boas caros visitantes, aqui estamos nós novamente!


Resumo do que faremos na parte 4 do nosso tutorial:


Nesse video mostro como importar uma planta em arquivo ".dwg" (Arquivo do AutoCad) para o SketchUp e após importar o mesmo mostro como utiliza-lo de referência para a modelagem do pavimento intermediário da residência em estudo.
Disponibilizo o arquivo com a planta através do link: www.amplos.com.br/Casa_prim_pav.dwg
Este arquivo já está preparado para ser importado para o SketchUp, motivo pelo qual não constam cotas, portas e janelas (apenas aberturas), texto, etc. Estes itens não se fazem necessário, já que o que precisamos desse arquivo são apenas as projeções das paredes para poder modelar no SketchUp.






Reparem que após importar o arquivo com a planta, movi a mesma para a posição correta, com o comando "Move" e utilizando como referência o canto (esquerdo e superior se usar a vista de cima), que é conhecido tanto na planta que importamos, assim como no modelo que já tinhamos modelado anteriormente.


Após importada e devidamente posicionada nossa planta do pavimento em questão, podemos partir para a modelagem. A tarefa fica muito simples, pois basta pegar a ferramenta de criação de linhas e começar a desenhar sobre as referências que importamos.


Observem que para facilitar a visualização das faces criadas, congelei os layer "laje" e "Garagem".


Após desenhadas as faces das paredes basta utilizar a ferramenta "Push/Pull" para poder "subi-las". Utilizei pé-direito de 2,70m para este pavimento.


Vejam que quanto aliadas algumas ferramentas e tirando o melhor que cada uma pode oferecer, é possivel modelar maquetes eletronicas com muita facilidade e agilidade. Por exemplo, podemos desenhar a planta baixa no AutoCad, importar para o SketchUp e modelar, após modelar podemos renderizar utilizando o V-ray for SketchUp, e se ainda precisar de um arremate final podemos utilizar o PhotoShop e dar o acabamento necessario.


Em caso de duvidas sobre qualquer tutorial, não receiem em deixar um comentário.


Agradeço sua visita!

SketchUp + V-ray

Boas caros visitantes,

Instalei ontem o V-ray for SketchUp, ainda estou testando os efeitos que se consegue com ele.
Para que não sabe, o V-ray é um renderizador que possue versões para ser utilizado com o 3DS Max, Blender, Rhino e outros programas para modelagem, incluindo o SketchUp. Quando se agrega o V-ray ao SketchUp se consegue uma ferramenta muito poderosa para a criação de maquetes eletronicas, podendo desenvolver trabalhos com foto-realismo incrível.

Vejam a imagem abaixo, modelada no SketchUp e renderizada pelo Vray.

O efeitos são muito bons e são conseguidos facilmente quando se alia a praticidade da modelagem no SketchUp e a simplicidade das configurações do V-ray.

Para quem deseja testar o V-ray for SketchUP, é possível baixar a versão academica ou a versão de teste (pode ser utilizada por 30 dias) no site da ASGVIS (http://www.asgvis.com).

sábado, 27 de setembro de 2008

Tutorial 1 - Parte 3 - "Organização do modelo e preparação para o próximo pavimento"

Caros visitantes,

Peço desculpas pela demora na postagem da 3ª Parte do tutorial, a semana foi corrida!

O objetivo desta 3º parte do tutorial nº1 é mostrar como vamos organizar nosso arquivo por layer, facilitando futuras alterações. Uma grande vantagem que se pode obter quando o arquivo é organizado por camadas(layer), é o fato de poder ligar/desligar estas camadas quando se fizer necessário, isso é muito útil quando o projeto começa a ganhar complexidade.
Outro detalhe importante que mostro nesse vídeo é o "Make Group", quando você agrupa objetos(Ex.: linhas, faces, etc.) do seu modelo no SketchUp o risco de uma alteração não desejada diminui.
Para agrupar objetos no SketchUp basta selecionar os objetos desejados, clicar sobre a seleção com o botão direito do mouse e ir até o menu "Make Group".



Agradeço sua visita!

sábado, 13 de setembro de 2008

Tutorial 1 - Parte 2 - "Iniciando a modelagem do pavimento inferior"

Para dar continuidade ao nosso 1º Tutorial, fiz um video (peço desculpas pela simplicidade, mas no próximo video tentarei por legenda ou voz para que as explicações sejam em tempo real) para demonstrar como pode ser feita facilmente a modelagem do pavimento inferior (o porão) do nosso projeto no SketchUp, seguindo as medidas da planta. Deixei logo a baixo a planta baixa com as medidas utilizadas nesse video-tutorial.



As ferramentas utilizadas nessa parte do tutorial foram:
Rectangle - Utilizado para criar faces retangulares como o próprio nome sugere;
Line - Ferramenta utilizada para criar as linhas que quando compostas geram as faces;
Select - Ferramenta de seleção, pode exercer diversas funções. Ex.: Ao selecionar uma linha com esta ferramenta, você pode copiar ou colar a mesma utilizando a famosa combinação Ctrl+C e Ctrl+V, ou deletar a entidade utilizando a tecla Delete;
Offset - Faz copia de uma linha ou um conjunto de linhas a uma distancia determinada pelo usuário;
Move/Copy - Este comando tem uma função importante no SketchUp, pois ele possue diversas finalidades. Pode ser utilizado obviamente para mover entidades, porem se combina-lo com a tecla Ctrl ele pode ser utilizado para copiar o objeto selecionado. Esta ferramenta tem também o poder de deformar solidos e faces, muito util, por exemplo, para definir as águas de uma cobertura;
Push/Pull - Comando responsável por "extrudar" as faces, ou seja, é um comando que poder ser utilizados por exemplo para levantar as paredes e fazer as aberturas nas mesmas;
Orbit - Permite o usuário rotacionar o desenho para poder visualizá-lo. Atalho: Prescionar o Scroll (rodinha do mouse);
Zoom - Aproxima ou afasta o desenho da camera. Atalho: Rodar o Scroll para frente ou para trás;
Pan - É a mãozinha que permite mover a camera (deloca a visão do desenho). Atalho: Shift+Scroll (prescionado);
Tape Measure - Permite tomar medida ou criar linhas de referência, assim como foi utilizado neste video-tutorial.

Obs.: Não citei todas as teclas de atalhos, pois as mesmas podem ser configuradas de acordo com a preferência do usuário através do menu Windows-> Preferences->Shortcuts

As medidas que aparecem ao lado da ferramenta Tape Measure, é referente a distância do primeiro ponto clicado até o cursor, esta distância será definida caso clique com o botão esquerdo do mouse onde o cursor estiver, porem é posivel marcar uma linha de referência digitando a distância e teclando enter. Portanto observar no video abaixo que as distâncias que aparecem ao lado da "treninha" não são necessariamente as medidas que foram utilizadas.





Para entrar com as dimensão desejadas basta digita-las e teclar Enter, no case da ferramenta Rectangle (Retangulo) basta separar as medidas por ";"(ponto e vírgula). Ex: Para desenhar um quadrado de 2m por 2m basta escolher a ferramenta "Rectangle" escolher o primeiro ponto clicando na tela, digitar 2;2 e teclar Enter.

Na próxima parte deste tutorial criaremos o piso, a laje e começaremos a organizar nosso desenho com os layers criados na primeira parte do tutorial (postagem anterior).

Agredeço novamente a sua visita e até a próxima!

sábado, 6 de setembro de 2008

Tutorial 1 - Parte 1 - "Apresentação do Projeto e Preparação do Arquivo"

Boas caros visitantes!
Neste primeiro tutorial vamos iniciar o projeto de uma casa de campo com três pavimento em um lote em aclive, sendo:
  • O primeiro pavimento destinado a garagem e a serviços;

  • O segundo pavimento será destinado a área social da residência;

  • Terceiro pavimento compreende a área íntima da residência.

Fiz um croqui da planta baixa para exemplificar:

















Podemos optar por iniciar o projeto de duas maneiras:
1º Importando o arquivo do AutoCad com o projeto em 2D e utilizar a planta baixa como base para levantar as paredes;
2º Desenhando diretamente a planta baixa no SketchUp.

Como o objetivo é trabalhar a principio sobre os softwares free, então optaremos pela segunda opção apesar da primeira ser mais eficiente, tendo em vista que não seria necessário entrar com as medidas do projeto, já que as mesmas estão embutidas no arquivo .dxf ou .dwg.

Então mãos a obra...


1. Configuração - Unidades de medida

Como vamos trabalhar com o sistema métrico a primeira coisa a fazer é configurar o SketchUp para trabalhar com o mesmo. Para isso devemos seguir o seguinte caminho:
Na barra de ferramentas escolher o menu: Windows->Model Info, com a janela Model Info aberta, escolher a opção "Units" no menu esquerdo e configurar conforme mostra a figura abaixo.


2. Configuração - Layers

Para manter a organização em nosso projeto devemos separar o grupo de objetos em CAMADAS(os layers). Assim como no AutoCad e outros programas para desenvolvimento de desenhos, o SketchUp também possui a ferramenta para a separação das camadas. No SketchUp conseguimos acessar esta ferramenta através do menu View->Toolbars->Layers, uma janela como esta mostrada abaixo deverá aparecer.



Ao clicar no ícone com "Layer Manager" à direita (o desenho com a bolinha azul), uma nova janela deverá se abrir como mostrado na figura abaixo.



Ao clicar no sinal de adição "+" podemos adicionar novos layers para nosso projeto.
A principio iremos adicionar apenas alguns layer e conforme for a necessidade ao logo das demais partes deste tutorial iremos acrescentando os layers que se fizerem necessarios.
Os layers que criaremos a principio portanto deverão ser denominados de:


  1. Terreno

  2. Radier

  3. Garagem

  4. Laje

  5. 1º Pavimento

  6. 2º Pavimento

  7. Cobertura

Após concluída estas configurações basicas vamos salvar nosso arquivo com o nome que achar mais adequado.

Agora temos em mente o que vamos fazer e o nosso arquivo do SketchUp já está configurado para receber o nosso projeto, tarefa esta que vamos iniciar na próxima parte do nosso tutorial.


Pretendo postar as próximas partes deste tutorial em forma de videos, tornando assim o aprendizado menos cansativo.


Agradeço sua visita e até o próximo!




Apresentação

Caros visitantes,



Este é o primeiro poste com o intuito de apresentar o blog.

O objetivo deste blog é tentar apresentar de maneira clara alguns programas utilizados atualmente para desenvolvimento de projetos arquitetônicos, publicando alguns tutoriais passo-a-passo de como utiliza-los. Vou dar preferência aos softwares free, que podem ser baixados a qualquer momento, tal como o SketchUp, Blender, Kerkythea (utilizado para renderização), entre outros. Com relação aos softwares proprietários, pretendo abordar alguns conceitos sobre os softwares BIM Autodesk Revit e ArchiCAD.



Em breve estarei postando o primeiro tutorial.



Agradeço a sua visita.
Pesquisa personalizada